ELETROVENTILADOR

Saiba Mais Sobre o Eletroventilador 

O Eletroventilador é usado para forçar a passagem de ar através do radiador consequentemente resfriando o líquido de arrefecimento que passa por ele. Isto é necessário para que o liquido volte frio ao bloco do motor sem aquecê-lo.

O seu funcionamento é acionado quando o fluxo de ar que passa pelo radiador é pequeno. Isso acontece geralmente quando o carro se encontra parado ou em baixa velocidade. É muito comum o eletro começar a trabalhar durante um congestionamento.

Defeitos mais comuns no eletroventilador

·         A parte elétrica da ventoinha danificada

Fazem parte da ventoinha dois fios de alimentação com aproximadamente 12 volts de corrente continua. Um voltímetro é usado para verificar se os dois tem ou não presença de corrente, em muitas situações pode existir defeitos nesses componentes. É necessário observar se o defeito está relacionado com os fios de alimentação ou relé da ventoinha.

Se a relé da ventoinha não apresentar corrente o defeito pode estar relacionado com os fios da ventoinha que deverão ser trocados. Caso seja constatado que a tensão da relé está normal a ventoinha possui algum defeito e deve ser trocada. Outra coisa que podemos observar é que a tensão normal da ventoinha do radiador é cerca de 12 volts caso a voltagem informar 12 volts o defeito não é a potência e a ventoinha deve ser substituída.

·         Ventoinha travada sem funcionar

Em muitos casos é possível observar que a ventoinha não funciona por um bom tempo, esse tipo de observação pode ser equivocado. A ventoinha pode estar ligada e funcionando normalmente, porém quando o veiculo é novo o seu funcionamento é silencioso o que dificulta perceber seu funcionamento. É necessário que seja realizado um exame na revisão periódica para comprovar se a ventoinha está funcionando adequadamente.

·         O fusível da ventoinha

Quando existir a suspeita de algum componente do sistema de arrefecimento é possível que este defeito esteja relacionado ao fusível. A sua localização em muitos carros está na caixa de fusíveis acima da bateria. Sendo assim é necessário verificar o estado do fusível correspondente.

·         Diminuição do liquido de arrefecimento

Em muitos casos, onde a ventoinha do radiador pode apresentar defeitos, está relacionado ao nível do liquido refrigerante que pode ter sofrido uma redução devido a vazamentos. Para evitar esse problema, é necessário verificar com regularidade o nível do liquido de arrefecimento do motor do veículo.

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