O Eletroventilador é usado para forçar a passagem de ar
através do radiador consequentemente resfriando o líquido de arrefecimento que
passa por ele. Isto é necessário para que o liquido volte frio ao bloco do
motor sem aquecê-lo.
O seu funcionamento é acionado quando o fluxo de ar que
passa pelo radiador é pequeno. Isso acontece geralmente quando o carro se
encontra parado ou em baixa velocidade. É muito comum o eletro começar a
trabalhar durante um congestionamento.
Defeitos mais comuns no eletroventilador
·
A parte elétrica da ventoinha danificada
Fazem parte da ventoinha dois fios de alimentação com
aproximadamente 12 volts de corrente continua. Um voltímetro é usado para
verificar se os dois tem ou não presença de corrente, em muitas situações pode
existir defeitos nesses componentes. É necessário observar se o defeito está
relacionado com os fios de alimentação ou relé da ventoinha.
Se a relé da ventoinha não apresentar corrente o defeito
pode estar relacionado com os fios da ventoinha que deverão ser trocados. Caso
seja constatado que a tensão da relé está normal a ventoinha possui algum
defeito e deve ser trocada. Outra coisa que podemos observar é que a tensão
normal da ventoinha do radiador é cerca de 12 volts caso a voltagem informar 12
volts o defeito não é a potência e a ventoinha deve ser substituída.
·
Ventoinha travada sem funcionar
Em muitos casos é possível observar que a ventoinha não
funciona por um bom tempo, esse tipo de observação pode ser equivocado. A
ventoinha pode estar ligada e funcionando normalmente, porém quando o veiculo é
novo o seu funcionamento é silencioso o que dificulta perceber seu
funcionamento. É necessário que seja realizado um exame na revisão periódica
para comprovar se a ventoinha está funcionando adequadamente.
·
O fusível da ventoinha
Quando existir a suspeita de algum componente do sistema de
arrefecimento é possível que este defeito esteja relacionado ao fusível. A sua
localização em muitos carros está na caixa de fusíveis acima da bateria. Sendo
assim é necessário verificar o estado do fusível correspondente.
·
Diminuição
do liquido de arrefecimento
Em muitos casos,
onde a ventoinha do radiador pode apresentar defeitos, está
relacionado ao nível do liquido refrigerante que pode ter sofrido uma redução
devido a vazamentos. Para evitar esse problema, é necessário verificar com
regularidade o nível do liquido de arrefecimento do motor do veículo.