O sistema de
arrefecimento funciona da seguinte forma, possui o radiador de água que tem como função
impedir que o motor sofra um superaquecimento através dele ocorre a troca de
calor entre o ar e o liquido de arrefecimento (água desmineralizada e aditivo).
O ar passa pelos dutos dianteiros com a ajuda da ventoinha, com o carro em
movimento, o liquido de arrefecimento passa pelas mangueiras com a ajuda da
bomba d’água, através da correia. Após este processo o liquido desliza pelo
motor para resfriá-los, seguindo novamente para o radiador reiniciando o ciclo
novamente.
PEÇAS QUE COMPÕEM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Radiador de
água: Radiador de água: O radiador é uma peça que serve como trocador de calor,
sua função basicamente é auxiliar no resfriamento do motor. Ele é constituído
por uma colmeia de alumínio. Através dos dutos é feita a passagem de ar que
ajuda a retirar o calor do liquido de arrefecimento.
Eletroventilador
(ventoinha):Proporciona um fluxo de ar eficiente e melhora a troca de calor no radiador.
Bomba d’água: É
responsável por circular o liquido de arrefecimento pelo motor.
Válvula termostática: É responsável por regular a temperatura.
Sensor de temperatura:
Tem como objetivo informar a temperatura ao módulo ou painel do carro.
Reservatório:
Onde é armazenado o líquido de arrefecimento.